No dia 06 de Setembro foi realizada a palestra "Mitos e verdades sobre os surdos e a língua de sinais" na UNIESP para as turmas de Letras e Pedagogia, onde discutimos sobre as especificidades linguísticas, políticas e educacionais desses sujeitos e os impactos de uma educação não voltada às suas necessidades. Nessa lógica, pontuamos os aportes legislativos que discutem a educação de surdos no país, os reflexos da língua de sinais na educação e a ausência da mesma trazendo consequências formativas precárias. Assim, refletimos sobre a chegada do estudante surdo no Ensino Superior, pontuando seu processo escolar e o desconhecimento geral, na sociedade sobre sua diferença, alocando-o na lógica da deficiência.
Na turma estava o estudante de letras, Adriano que é surdo e fez contribuições a respeito de sua trajetória inicial em escolas bilíngues na cidade de São Paulo e logo após, sua vinda para Bauru. Ele também pontuou algumas questões referentes a sua trajetória universitária apontando os pontos positivos como ter uma intérprete que também estuda letras, a possibilidade de trocar informações sobre sua forma de aprender com os demais estudantes que serão futuros professores. Entretanto pontuou que há muitas coisas para serem melhoradas, pois ele é o primeiro estudante surdo nessa universidade.
O momento da palestra foi uma oportunidade dialógica para sensibilizar e convidar os futuros professores para trasmutarem o cerceamento do surdo restrito a deficiência e olhar para o sujeito por sua diferença linguística e suas potencialidades.
Profa. Natalia Galvadão
Profa. Natalia Galvadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário